Comitê de Governança, Gestão e Compliance

O Comitê de Governança, Gestão e Compliance do Cruzeiro Esporte Clube iniciou seus trabalhos no dia 16 de junho de 2020. Com atuação independente, o comitê é órgão estratégico de assessoramento, vinculado à Presidência, e tem como objetivos analisar as oportunidades para a melhoria da qualidade de governança corporativa, gestão e compliance do Clube e propor e acompanhar a implementação de ações que alinhem essas três dimensões.

Entre os objetivos do Comitê estão assegurar a implementação de um novo modelo de governança, gestão e compliance; servir de ponto de apoio nas discussões e interlocução entre a Presidência e o Conselho Deliberativo na modernização dos mecanismos e estruturas de governança; analisar e monitorar o funcionamento dos elementos que envolvem essa modernização; exercer a política do compliance propondo e monitorando o alinhamento dos instrumentos normativos; e promover a cultura da boa governança, gestão e compliance junto aos diversos stakeholders do Cruzeiro.

Compete também ao Comitê promover, acompanhar e assegurar a adoção de boas práticas de governança corporativa (ex. alçadas, estruturas de governança, riscos e meios de controle) gestão (implementação e acompanhamento orçamentário, planejamento estratégico, planos de carreira) e compliance (análise dos instrumentos normativos, códigos de conduta e transparência de informações) e assessorar o processo de implementação e manutenção de tais práticas.

E ainda monitorar a eficácia dos processos de governança, gestão e compliance propondo alterações, atualizações e melhorias, quando necessário. Avaliar, de forma recorrente, se as estruturas de governança estão adequadas ao desempenho do Clube em termos de eficiência e eficácia, a adequação da estrutura organizacional aos objetivos da instituição, a praticidade e o cumprimento dos instrumentos normativos do Clube. Manifestar-se, a pedido da Presidência, do Conselho Deliberativo ou da Diretoria sobre situações em que possa configurar-se cenário de conflito de interesses nas atividades do Cruzeiro, a comunicação entre Diretores e Gestores e apreciar os relatórios internos de auditoria e consultoria.

O Comitê de Governança, Gestão e Compliance do Cruzeiro Esporte Clube conta com profissionais renomados, sendo três membros representantes da gestão e/ou do conselho (ou assembleia geral) do Cruzeiro e dois membros independentes ou externos. Os integrantes não são remunerados. O grupo se reúne no mínimo uma vez por mês, e, de forma extraordinária, quando necessário.

Integrantes do Comitê de Governança, Gestão e Compliance:

Daniel Jardim Pardini – Coordenador

Gil Guilherme Tadeu de Paiva