Notícias

Cruzeiro Associação protocola pedido de Recuperação Judicial

O Cruzeiro Esporte Clube, associação poliesportiva, comunica que, conforme aprovado pelo Conselho Deliberativo em abril de 2022, protocolou o pedido de Recuperação Judicial nesta segunda-feira, 11/07, na Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte. A medida faz parte do plano de recuperação do Cruzeiro Associação, iniciado em junho de 2020, e busca a readequação do passivo, além de reforçar sua capacidade de geração operacional de caixa.

Sempre prezando pela ética e transparência a seus associados e credores, o Cruzeiro Associação manterá todos informados nos canais de comunicação oficiais do clube.

Daniel Vilas Boas, advogado responsável pela recuperação judicial do Cruzeiro, explicou sobre o processo. “Além de permitir a criação da SAF, a legislação agora possibilita que as associações entrem com o pedido de recuperação judicial, que é um instrumento voltado para as organizações que, apesar de passarem por uma crise econômico-financeira, são economicamente viáveis, desde que suas dívidas sejam reestruturadas. A recuperação judicial foi avaliada como a melhor medida para o Cruzeiro, em substituição ao Regime Centralizado de Execuções, também previsto na lei. A associação contratou uma consultoria especializada na área financeira, a Alvarez & Marsal, para que estudasse o endividamento do Cruzeiro, a projeção de receitas, e apresentasse um plano de pagamentos. Após este estudo e verificar os requisitos legais, a associação resolveu entrar com o pedido de recuperação judicial, que está dentro de um conjunto de iniciativas que o clube tomou, para que as dívidas sejam saneadas”, afirmou.

“A Associação Cruzeiro entra na etapa final da reestruturação. O pedido de recuperação judicial é mais um importante passo para a associação dar sequência ao processo de reorganização financeira e continuar exercendo suas atividades. Além disso, vai permitir readequar as dívidas e reforçar a capacidade de geração de caixa no curto, médio e longo prazo, garantindo condições para se reequilibrar financeiramente”, comentou Fred Luz, sócio-diretor da A&M Sportainment, contratada pelo clube em 2021 para assessorar no processo de restruturação da associação.

Para o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, a recuperação judicial representa um importante passo para o futuro da instituição. “A recuperação judicial é um passo necessário para conseguirmos ter um clube sustentável no futuro. É fundamental fazer esse plano de pagamentos, para cumprir com todos, dentro da capacidade do clube, e para que em um futuro próximo possamos ter um clube livre de dívidas, com um patrimônio bom e desimpedido. Este processo visa cumprir com o que temos falado, que é deixar um Cruzeiro estruturado para as próximas gerações”, destacou o presidente.