O Cruzeiro Basquete fez história na LDB, com uma campanha que contou com nove vitórias em 12 jogos e um aproveitamento de 75%. Com isso o Cabuloso ficou em 3º lugar no grupo A e garantiu a tão sonhada vaga na série Ouro da LDB, fase final que reúne as oito melhores equipes do Brasil no basquete nacional.
A primeira etapa da fase classificatória foi realizada de 24 a 29 de junho, na qual o Cruzeiro Basquete não obteve um bom aproveitamento, com apenas duas vitórias em cinco jogos, sendo superado por Pinheiros, Mogi Basquete e Paulistano, e vitórias diante do CETAF e LDPG. Com esse retrospecto na primeira etapa, era necessária uma campanha perfeita nos sete jogos da 2ª etapa classificatória.
2ª ETAPA DA FASE CLASSIFICATÓRIA
O Cruzeiro Basquete voltou a São Paulo para a segunda etapa da fase classificatória, de 14 a 21 de julho, com a difícil missão de vencer os sete adversários: Bauru, Cerrado, AEGB, Brasília, Unifacisa, Basquete Cearense e o tradicional rival de Belo Horizonte, o Minas Tênis Clube. Jogo a jogo, o Cruzeiro ia vencendo os adversários e cumprindo seu objetivo, sendo fundamental a vitória sobre o Minas, por ser um adversário direto na classificação e uma derrota seria uma possível desclassificação da Raposa. O Cruzeiro venceu o Minas e todos os outros sete jogos, fazendo uma campanha que parecia impossível e levando o nome do Cruzeiro Basquete para o mais alto nível do basquete nacional.