Sangue Azul

Com um simples gesto, uma única pessoa pode salvar vidas. Através da solidariedade de doadores de sangue, a Fundação Hemominas beneficia milhares de pacientes espalhados em hospitais do estado. Para conscientizar toda a sociedade sobre a importância da doação, o Cruzeiro realiza, desde 2004, a campanha “Sangue Azul. Ações realizadas pelo Clube convidam a população a contribuir com a causa e aumentar os estoques de sangue da Hemominas. E todos podem ajudar e incentivar quem possa participar.

Veja o que é necessário para doar sangue:

– Ter e estar com boa saúde;

– Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;

– Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um

documento de identidade e assinar a autorização no local de doação.

– Se o jovem de 16 ou 17 anos estiver desacompanhado, ele deverá apresentar os seguintes documentos do responsável legal: autorização preenchida e assinada (modelo disponível no site www.hemominas.mg.gov.br) e a fotocópia do mesmo documento de identidade constante na autorização.

– A partir de 61 anos, o candidato deverá comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;

– Pesar mais de 50 kg;

– Dormir bem na noite anterior:

– Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não ter feito tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses;

– Não ter se submetido a exame de endoscopia nos últimos 6 meses;

– Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;

– Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 6 meses;

– Se doar pela manhã, alimente-se antes. Após o almoço, dê um intervalo de 3 horas.